Gengibirra é tombada como patrimônio cultural da região
O refrigerante faz parte da história da cidade e tem papel importante no desenvolvimento da Colônia Cecília.
Nossa queridinha Gengibirra foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Palmeira, no Paraná. A bebida, produzida à base de gengibre, foi criada há mais de 80 anos pela família Cini, imigrantes italianos que começaram sua história na Colônia Cecília, próxima a Palmeira. O decreto do tombamento foi aprovado no dia 4 de abril, pela Câmara Municipal.
O processo de tombamento iniciou 2018, quando a prefeitura de Palmeira procurou os fabricantes, a fim de tornar a receita um patrimônio cultural imaterial.
O refrigerante possui uma importância histórica relevante para o município, tanto quanto para a Colônia Cecília. Cada gole de Gengibirra remete ao passado na região, os almoços em família e momentos especiais, marcados pela presença e pela originalidade da bebida. Mesmo não sendo produzida no local, atualmente, ela possui uma forte ligação com Palmeira, remetendo à época do anarquismo em que foi criada.
História da Cini e da amada Gengibirra
Nascido na Itália, Ezígio Cini instalou-se na Colônia Cecília a fim de iniciar sua atividades. Em meados de 1904, transferiu-se para São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, local onde a fábrica foi registrada e teve sua produção formalmente iniciada. Com o passar do tempo, a fábrica e a demanda de produtos começou a exigir um abrigo maior, forçando a Cini a mudar-se para o Batel, bairro central de Curitiba, e logo após para uma instalação em Pinhais, evidenciando sua expansão fabril no mercado.
A Família Cini busca que cada produto tenha seu sabor único e inigualável, um reflexo de todas as escolhas de matérias-primas apropriadas e com elevada qualidade. Ingredientes naturais e cores vibrantes fazem a marca Cini, deixando-a do jeitinho que a gente ama.
E agora, falando em coisas que adoramos, a Gengibirra tem espaço reservado no nosso coração. Nilo Cini ressalta que a receita da bebida praticamente não foi alterada desde que foi criada há mais de 80 anos. A produção é semelhante ao processo de fermentação da cerveja. O gengibre é plantado e cultivado pela própria Cini, em Morretes, e ao chegar à fábrica, passa por um processo de fusão em extrato alcoólico. A prioridade é garantir a preservação do gengirol, componente ativo do gengibre que oferece o gosto típico da bebida.
Nós, da Cini, ficamos extremamente felizes com o reconhecimento da nossa querida Gengibirra e com a satisfação dos nossos fiéis clientes do município de Palmeira.
Com as festas de final de ano se aproximando, que tal uma receita especial para inspirar os Cini Lovers chefs de cozinha?!
Essa é uma receita para surpreender num almoço especial em família ou até mesmo na ceia de Natal e Ano Novo...
Gengibirra: uma bebida não alcoólica, não fermentada e gaseificada, produzida a partir de extrato natural de gengibre e, agora, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Paraná...
Você sabia que o dia 17/11 é o Dia da Criatividade?! É uma data perfeita para celebrar a imaginação, a originalidade e a inovação que transformam o cotidiano de inúmeras formas...
É extremamente popular e está presente na mesa de milhares de brasileiros. Mas calma! Dessa vez não estamos falando de CINI, e sim do macarrão!
De tão popular e apreciado, o macarrão ganhou um dia só para chamar de seu, 25 de outubro...
Outubro é um mês muito especial para nós aqui da CINI, é o mês do nosso aniversário! Estamos completando oficialmente 120 anos com sabor de muuuuita emoção!
São 12 décadas fabricando bebidas que vão muito além da mistura de alguns ingredientes, é uma combinação que causa emoção na mesa de milhares de famílias desde 1904...