Gengibirra: uma bebida não alcoólica, não fermentada e gaseificada, produzida a partir de extrato natural de gengibre e, agora, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Paraná.
No último dia 26, foi escrito mais um importante capítulo da nossa história. A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei nº 563/2023, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), que declara a Gengibirra como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Estado do Paraná. A bebida queridinha dos Cini Lovers, que já era um símbolo paranaense, agora tem um reconhecimento formal pela sua importância cultural e afetiva para o estado.
Presente desde as nossas primeiras produções, em 1904, a Gengibirra é um ícone cultural que remonta às raízes dos imigrantes italianos que ajudaram escrever a história do Paraná. Ela faz parte das festas comemorativas e almoços de domingo em família, representa um vínculo direto com as memórias de infância e tradições da nossa região.
O Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Paraná é o conjunto de práticas, conhecimentos, expressões, representações e lugares que são reconhecidos como parte da cultura local. Ele é transmitido de geração em geração e é constantemente recriado pelas comunidades, contribuindo para a promoção do respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
O tombamento de bens imateriais tem como objetivo preservar e valorizar a história e a memória de um local. Com isso, esperamos que a nossa Gengibirra continue sendo passada de geração em geração, como uma verdadeira tradição com sabor de muita emoção. Como diria nosso Best, estamos faceiros demais e agradecemos a todos os deputados que, em nome dos paranaenses, reconheceram a importância da Gengibirra para o nosso estado. Cini 120 anos.
Gengibirra tem sabor de emoção.